Turismo
TURISMO DE AVENTURA E ECOTURISMO
Turismo
Conheça algumas possibilidades do Turismo de Aventura e do Ecoturismo em Piquete ( Página em construção)
Sobre o local

A cidade de Piquete é privilegiada por seu aspecto geográfico.  A área urbana está no pé da Serra da Mantiqueira, mas os limites com Minas Gerais ficam no alto. Por conta dessa geografia, a cidade oferece, naturalmente, oportunidade de prática de esportes individuais e coletivos, como pedaladas, caminhadas, trilhas, visitas a cachoeiras, à Gruta de São Miguel Arcanjo  e a escalada do Pico dos Marins, que é conhecida em todo o país.

Além da paisagem natural, a cidade já sediou eventos de Montain Bike, de Voo Livre, de Paraglider, entre outros.

Conheça  melhor algumas possibilidades e contatos úteis.

Pico dos Marins

O  Everest Paulista, com seus  2420,7  metros de altura, desafia os praticantes do trekking. Palco do desaparecimento até hoje sem solução do escoteiro Marco Aurélio, é frequentado por centenas de pessoas na temporada, que vai de maio a setembro. É uma escalada  de 4 horas, considerada de dificuldade mediana.

• Travessia Marins - Itaguaré

As montanhas de Marins e Itaguaré fazem parte da Serra da Mantiqueira e estão no município de Piquete, SP e no município de Cruzeiro, SP respectivamente. A travessia é realizada no espigão que faz a divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

A trilha foi aberta em 1993 por um grupo do Clube Excursionista Campineiro, liderado pelo "Seu Maeda". De um modo geral, inicia-se a caminhada pela subida do Marins a partir do Morro do Careca. A travessia completa pode ser feita em 3 dias de forma confortável por pessoas com bom treinamento. É necessário carregar água na maior parte do percurso e a temperatura acima de 2.000 m de altitude sempre é muito baixa, principalmente a noite. A maneira segura de fazer a trilha é procurar por empresas e guias com referências.

• Tirolesa Garganta do Dragão

Com  1000 metros de extensão, está entre as maiores do Estado. O local também conta com uma pequena parede de escalada, bar e lanchonete.

Fica no Início da Estrada para os Marins, na BR- 459.

Mais informações e contato, clique aqui no Facebook:

• Trilhas

Na mata:

Na Fazenda Santa Lídia ou na Fazenda Mundo Novo  é possível encontrar trilhas  guiadas para caminhadas que  podem terminar em cachoeiras, como a Cachoeira das Andorinhas na Fazenda Mundo Novo. Para saber mais, entre em contato com os proprietários  através das páginas das redes sociais. É só  clicar no nome:

Fazenda Santa Lídia

Fazenda  Mundo Novo

Na cidade:

Gruta São Miguel : é possível ir a pé - dura cerca de duas horas - ou de bike. A ida é uma subida bem interessante e é feita no calçamento na maior parte do tempo.  Grupos podem agendar um café da tarde no Espaço Vizinha da Lua  ( clique no nome e tenha mais informações).

O  Sr. João Correa, de 80 anos, costuma acompanhar grupos, saindo da praça Duque de Caxias pela manhã. Pode ser contatado pelo e-mail da esposa: vanessadefatimafaria2011@gmail.com

• Cachoeiras

A zona rural de Piquete conta com inúmeras cachoeiras e poços, alguns de fácil acesso, como o "Mané Bastos" e o Curiáco, ambos na estrada para o Bairro dos Marins.

A Cachoeira do Jaracatiá impressiona pelo tamanho e beleza e fica na Fazenda Mundo Novo. bem como a Cachoeira das Andorinhas e o Poço dos Desejos.

Espaço Vizinha da Lua

Salão de eventos rodeado  por uma beleza natural de tirar o fôlego . Localizado na Fazenda Pouso Frio, área frequentado pelos praticantes de ciclismo, amantes de trilhas, trekking  e voo livre . Espaço ideal para  grupos que desejam tomar um legítimo e completo café  da roça ou realizar variados tipos de eventos ( apenas grupos pré agendados) . Para saber mais:  Facebook:  @vizinhadalua  , Instagram: vizinhadalua. Agendamentos: (12) 997530919 (12)98103-3847

17/02/2021
TURISMO DE AVENTURA E ECOTURISMO