30 MAR 2020
Novo Impulso ao Turismo Regional

Evento marcou também o lançamento da websérie sobre principais pontos turísticos de Aparecida

Com a presença de cerca de 150 convidados, o projeto Descubra Aparecida e Região realizou na noite desta segunda-feira (2), a entrega de 32 Selos de Qualidade "Turismo da Fé - Excelência Receptiva". O reconhecimento tem o objetivo de destacar os atrativos turísticos, empresas de transporte, serviços, estabelecimentos de alimentação e meios de hospedagem que são referência no atendimento aos turistas que visitam os municípios do Circuito Religioso do Vale do Paraíba e região.

"Esse selo vem para chancelar a integração do turismo religioso na região. Há 2 anos estamos trabalhando nesse projeto, organizando e aproximando as empresas que trabalham nesse segmento e que estão atuando de forma adequada com o que classificamos uma excelência na receptividade dos visitantes", explicou Fábio Cardoso idealizador do projeto.

Os empreendimentos foram avaliados de acordo com critérios como qualidade do atendimento, acessibilidade, inovação, segurança, limpeza e higiene, rouparia (enxoval cama e banho), café da manhã e qualidade dos alimentos servidos aos clientes. Os demais estabelecimentos interessados em receber o reconhecimento, poderão se inscrever gratuitamente no projeto e agendar uma visita técnica da equipe responsável pela avaliação.

Descubra Aparecida

A programação do evento também contou com o lançamento do programa Descubra Aparecida, uma websérie dividida em 10 episódios, apresentados pela guia de turismo Zenilda Cunha, que traz os principais locais de peregrinação e visitação de Aparecida.

Além de destinos obrigatórios, como o Santuário Nacional e todos os seus monumentos, os vídeos, de 2 a 3 minutos, também trazem detalhes de locais importantes da devoção a Nossa Senhora, como a Basílica Velha, a Passarela da Fé, o Memorial dos Redentoristas, o Morro do Cruzeiro, o Caminho do Rosário e o Porto Itaguaçu. Também são apresentados pontos turísticos como os Bondinhos Aéreos, o Trem do Devoto e o Memorial da Devoção.

O projeto Descubra Aparecida tem o objetivo de promover a valorização das práticas receptivas na região, por meio de atividades de capacitação e fortalecimento do turismo. A iniciativa vai contar com palestras, treinamentos, workshops e eventos de divulgação dos atrativos, pontos de peregrinação e elementos culturais dos municípios com interesse turístico do Vale do Paraíba Paulista, Sul de Minas e Sul Fluminense.

O lançamento do Selo Turismo da Fé e da websérie Descubra Aparecida foi uma iniciativa do projeto Descubra Aparecida e Região, com apoio da Secretaria de Turismo de Aparecida, Secretaria de Turismo de Cachoeira Paulista, Secretaria de Turismo de Piquete, Secretaria de Turismo de Potim, Secretaria de Turismo de Lorena, Secretaria de Turismo de Cunha, Secretaria de Turismo de Guaratinguetá, Secretaria de Turismo Canas, COMTUR de Aparecida, COMTUR de Cachoeira Paulista, PASTUR (Pastoral do Turismo), AGCTUR (Assoc. dos Guias do Circuito Turístico Religioso), Rota São Miguel Arcanjo, Sebrae-SP, SinHoRes Aparecida e Vale Histórico, RT da Fé, Agência Turismo da Fé, ACIA (Associação Comercial e Industrial de Aparecida) e ACEG (Associação Comercial e Industrial de Guaratinguetá). Patrocínio Café Pilão e MW Print.

Cafés e Restaurantes:

- Elite Transporte - Aparecida

- Cooperativa Taxi Rainha - Aparecida

- Redenção Turismo – Taubaté

Atrativos Turísticos e Serviços:

- Galeria Recreio - Aparecida

- Fazenda da Esperança - Guaratinguetá